domingo, 26 de junho de 2011

Hackeando Além do Orkut


Não essa imagem não é real. Creio; na verdade por um tempo, foi plano de fundo para sites do governo. Sim, pois parece que agora além de comunidades do orkut e perfis de descuidados em redes sociais, os hackers (os de verdade agora, the tough guys!) resolveram atacar de vez no Brasil. Sites de prefeituras, de instituições públicas e das polícias federal, militar e civil de vários pontos já foram "atacados".
De acordo com uma mensagem deixada em um doos tantos ataques promovidos, o autor diz que na verdade faz parte de um grupo nacionalista que pretende abrir a cabeça do povo brasileiro.
Mas abrir a cabeça de qual maneira afinal? Colocando imagens com Photoshop de nossa querida PRESIDENTA com o dedo do meio "em riste", como disse a Folha de São Paulo? Sinceramente não creio que essa seja a melhor maneira; se as pessoas que vão ver as mensagens são as mesmas que acreditam no Jornal Nacional ou na Época acho melhor desistir. Ou então talvez até funcione, tendo em vista de que para esse povo, uma imagem tem mesmo um valor infinitamente superior a mil palavras. Ou melhor, crie uma comunidade no Orkut: como mudar o papel de parede de sites do governo.
Não, eu não conseguiria invadir o sistema de qualquer uma das instituições invadidas pelos hackers, mas caso eu tentasse e conseguisse, não iria apenas querer mostrar a fragilidade do sistema de dados colocando imagens obscenas em uma forma de brincadeira infantil; eu colocaria (se eu tivesse, ou então nm invadiria!) informações que pudessem mostrar às pessoas um caminho que eu considerasse realmente útil, uma maneira melhor, superior, á aquela vivida e considerada como melhor até então.
Não adianta querer uma revolução onde não se tenha uma ideia de como se melhorar aquilo que não presta; é muito fácil reclamar, e como já dito, talvez nem seja tão difícil invadir um sistema como esse, mas não há fundamentos se não há nada a acrescentar. Nosso país, nossa eterna colônia, já é muito desorganizada por si só para que ainda venham pessoas que baguncem "nosso" sistema.
Seria sim muito bom, se tais mensageiros de uma nova justiça, de uma nova realidade fizessem a diferença na vida daqueles que julgam cegos. Mas tudo o que essas pessoas conseguem, é não descobrir nada e atrasar a vida burocrática de pessoas que infelizmente dependem desses sites para colocar suas vidas em dia; pessoas que não revolucionam, e às vezes tampouco entendem de política, mas que querem ter sua vida certa, mesmo que para os "H4CKERS" isso seja o fim de uma vida inteligente e ativa.
O ataque é tão sem fundamento claro para o público, que gera mais comentários de ódio e de revolta de leitores em sites como o da Folha, do que de apoio.
Sugere-se até que tais ataques tenham ligação com os ataques feito à rede da Sony, relativa ao Playstation Network, que fez com que milhares de dados confidenciais de usuários, como endereços e informações relativas a seus cartões de crédito tenham vazado para a rede e perdido sua confidencialidade. Me diga, se o interesse é prejudicar e mostrar a fragilidade de grandes corporações e governos, por que prejudicar pessoas inocentes? Parece que o movimento hacker já foi infectado pelo vírus do capitalismo, e não se sabe de antivírus eficazes contra essa ameaça.
Não critico movimentos, manifestos e ideologias quando aplicados. Desde que, claro, possuam intenções calcadas na realidade e de que não haja a intenção de prejudicar ninguém. Quando coisas desse tipo começam a acontecer dentro de um movimento como esse, que até respeito, é porque já está na hora de dar um reboot, ou na pior das hipóteses, de se formatar suas crenças.

Um comentário:

  1. "Parece que o movimento hacker já foi infectado pelo vírus do capitalismo, e não se sabe de antivírus eficazes contra essa ameaça."
    Um excelente colocação. Aquele "sentimento hacker" que os transformava em heróis do mundo contemporâneo não é tão evidente quando na própria dinâmica de ser hacker trocam a a fantasia de super-herois para super-vilões.

    ("It seems the hacker movement has been infected by the virus of capitalism, and it is not known antivirus effective against this threat."
    An excellent placement. That "feeling hacker" that turned them into heroes of the contemporary world is not as evident as in the dynamics of being aa hacker exchange fantasy super-heroes to super villains.)

    ResponderExcluir