terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vamos Cair no Funk II


É, parece que agora, o funk pegou de vez, e caiu no gosto mundial. Que o funk é um tipo de movimento cultural isso não se discute. Mas parece que problemas com esse movimento estão acontecendo; e tem milhões de dólares envovlvidos nisso.
O jogo GTA, um dos maiores, senão o maior sucesso dos consoles da atualidade, em sua expansão "The Ballad of Gay Tony", em uma das fases iniciais, toca uma música com um som potente e uma voz que ao contrário das batidas é fragil e infantil. A voz pertence ao garoto "MC Miltinho", que como bom filho de seu Hamilton, gravou a faixa composta pelo pai, e infelizmente (graças ao relatado pelo pai), teve a infelicidade de cair em um grande golpe.
Uma gravadora alemã, a Man Records, fez um acordo onde o pai perdeu todos os direitos da faixa, que surpreendentemente, se tornou nº1 em píses como Alemanha e outros da Europa. A música também, foi parar no game GTA sem nenhuma autorização dos criadores. A Rockstar, disse que assim que comprovado o "engano", tudo será acertado, mas até agora, parece que nada aconteceu.
É, depois que Diplo, namorado da cantora M.I.A., disse que o funk era uma criação sua, e conseguiu incrível notabilidade com a canção Bucky Done Gun, em todo o mundo, está na moda usurpar desse som, que apesar de tanto preconceito (muitas vezes graças às suas letras "fortes"), atrai tantos ouvintes e, querendo ou não, possui um tipo de batida inigualável para os amantes da dança. A letra picante com certeza não está na música do garoto de 7 anos, veja só:

KID CONGA'

Thurundê, rundê, rundê. Thurundê, rundê, rundá
Só para ver como é que fica, bota o dedinho pro ar...
Vem menina, vem sem medo, que eu vou te ensinar.
Só pra ver como é que fica, bota o dedinho pro ar.
Só pra ver como é que fica, bota o dedinho pro ar.
A dança do dedinho sei que você vai gostar.
Seu mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura bolo.
Me diz o que que faz o dedo de matar piolho.


A música tem muitos admiradores, em grande parte graças ao jogo. E agora? Será que dessa vez nós vamos "sair do funk", ao invés de cair no funk? Sim, porque daqui a pouco, o mundo nos roubará esse patrimônio. Começa assim, hoje a Floresta Amazônica, amanhã o funk, e lá se vai tudo o que o Brasil tem...[ironia]



Bom se a música do jogo não é assim exatamante uma letra picante, o mesmo não se diz de outras músicas do garoto, como por exemplo "Menino Prodígio"... É, quando você está começando a ficar com dó, vem aquele banho de água fria... Confira voce mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário