domingo, 8 de janeiro de 2012

Zombando de Edir

Depois de um final de ano polêmico, em que Edir Macedo causou polêmica ao afirmar de forma irônica em seu blog, que uma jornalista da Record havia morrido em um acidente  por conta de seu afastamento como obreira na Igreja Universal, a emissora do bispo já começou o ano com o "pé direito". Mas antes, vamos ao vídeo.




Em uma de suas já famosas transmissões onde há o engradecimento de seus resultados obtidos durante o ano -algo já costumeiro dentro da programação de início de ano- o Domingo Espetacular não poupou os telespectadores dos grandes feitos do canal em 2011. O crescimento da audiência em relação à concorrente número um, ou seja, a Globo foram faladas com uma veemência tão característica quanto a da rival ao falar da proximidade do público com o canal da "Plim Plim", que sempre coloca o telespectador em um ponto fundamental no crescimento e existência do reino global.

Se por um lado a record tem seus motivos para orgulhar, afinal seu crescimento é realmente notável, o canal parece ter aprendido bem com a rival como se engradecer sem mostrar as falhas e nem mesmo sequer admitir que elas existiram. Ao falar da transmissão do Pan de Guadalajara por exemplo, a matéria não citou os problemas e os contratempos ocorridos e tampouco rebateu críticas existentes quanto a isso. Aliás, para o narrador, as críticas pareceram jamais existir.
Mas claro, não foi apenas ao Pan que a Record se referiu. A matéria falou sobre o fenômeno Rebelde e do fato de Gugu ter dominado a liderança na audiência em 11 de dezembro do ano passado por todo a extensão de seu programa. Com certeza, tais fatos são merecedores de comemoração para a equipe. Porém infelizmente assistimos a mais um império da comunicação que cresce dia após dia e imita aquela que é a mais criticada de todas as emissoras do país, e dona de um documentário -que muitos chamam de "proibido"- chamada "Muito Além do Cidadão Kane". Mostrando o poder político e de hegemonia da emissora de Roberto Marinho, o documentário que pode ser facilmente encontrado na internet é no mínimo um abre-olhos não apenas para os leigos, mas para os interessados em comunicação.
Ainda que tenha muito o que comemorar com seu crescimento, ainda há muito a ser feito pela emissora do bispo, afinal embora ganhe na capital paulista, é fato que no restante do país a Globo ainda é campeã absoluta.
E agora, vamos torcer para a Globo pereder para termos mais documentário "proibido"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário