segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Os Meninos Cresceram?

Alvin e os Esquilos filme de 2008 e sua sequência de 2009 não são filmes feitos para adultos e tampouco, pensados para que haja momentos em que os adultos sintam-se mais a vontade. Ao contrário dos filmes da Pixar, que em diversos momentos há lições de vida para que os pais presentes na projeção também reflitam, nunca foi a intenção de Alvin e os Esquilos agradar aos grandões.
Os roedores em cena conjunta de "Alvin e os Esquilos 3"
Já em sua terceira parte, que está longe do fenômeno de bilheteria iniciado há quatro anos, lá estão a trupe de esquilos (ainda acompanhada de suas novas irmãs conseguidas no segundo filme), com as mesas vozes irritantes,  suas carinhas fofas e uma comédia tão apurada quanto a de Didi em seu programa dominical. Se os "meninos" cresceram? Talvez só os telespectadores da primeira parte.
Porém embora a fórmula que vise muito mais a criançada esteja lá, nota-se uma preocupação maior com a escolha das músicas de acordo com os acontecimentos. Por exemplo, enquanto as pequenas criaturas estão perdidas em uma ilha deserta, as Esquiletes com toda a sua afinação, cantam um grande sucesso do grupo Destiny's Child chamado "Survivor", que remete até mesmo ao clipe de 2000 que foi sucesso no mundo todo e remetia ao tão famoso programa de mesmo nome que explorava as aptidões físicas ( o nosso "No Limite").
Em outra cena, uma outra esquilinha canta o sucesso de Rihanna de 2005 S.O.S., que contava com samples de "Tainted Love" do grupo Softcell. Tudo a ver com o momento.
Mas aí vem a inevitável pergunta: num filme cheio de músicas famosas que não podem ser dubladas ou traduzidas por se tratarem de sucessos de cantores e não composições originais para o filme, e infantil demais para ser legendado em momentos musicais, qual o significado da música de um filme em que a música se trata da metade da linguagem necessária para a compreensão ou pelo menos do aproveitamento total da história? Bom parece que ninguém ainda pensou sobre isso.
A pergunta que não quer calar: ale a pena ver o filme? Depende; não se você o assistir como um adulto.
Mas independente de as crianças e até mesmo alguns adultos não entenderem as referências musicais inseridas no longa, o fato é apenas um: mesmo não sendo um sucesso absoluto, o filme estreou em terceiro lugar nos EUA, e isso para um filme que está na terceira parte e é voltado para o público infantil isso é mais do que um sucesso. Prepare-se para ouvir muito mais vezes essas vozinhas- nem que seja apenas no trailer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário