terça-feira, 24 de janeiro de 2012

L'aventurier

Conhecido no mundo inteiro graças a fama de aventureiro e por sua incessante busca pela verdade, Tintim, o intrépido jornalista criado por Hergé e publicado desde o longínquo ano de 1929 ganhou um longa metragem nos cinemas. O que isso significa? Que há muito tempo o cinema esperava por uma aventura com esse herói tão pequeno em tamanho e grande em caráter e conteúdo.
Sempre acompanhado por seu fiel companheiro Milú, um pequeno cãozinho branco da raça fox-terrier, Tintim tem uma dura missão pela frente em seu primeiro longa: descobrir o segredo que um modelo de navio esconde e porque tantos o desejam. Com um ar de filme de sessão da tarde, misturado com um saudosismo e um culto aos filmes de aventura, o filme em seu espetacular 3D ostra com competência toda a versatilidade e doçura do herói, que chega a ser um ser humano impossível, tamanha sua pureza e inoccência.
Assim como a série animada que fez a alegria de milhares de crianças na década de 1990 na TV Cultura e suas noites de programação infantil, o filme não deixou nada a desejar quanto à caracterização do repórter francês. Com suas típicas roupas quase infantis e seu corpo frágil, o personagem que foi muito ajudado com a dublagem nacional original da série animada é pura emoção com suas expressões faciais quase perfeitas. Suas frases de espanto, como a célebre expressão "Papagaio Louro", quando encontra algo que lhe foge da normalidade, dão um ar ao personagem -e ao filme - de que foi algo realmente criado há muito tempo, onda a linguagem ainda não era tão deturpada.
Quanto aos demais personagens, não há o que falar: tanto a caracterização quanto os traços da personalidade tudo foi reproduzido da melhor forma possível. Da dureza e falta e sobriedade de Hadock, a ingenuidade e falta de perspicácia dos policiais gêmeos Dupont e Dupond tudo está ali.
O filme também já ganhou uma adaptação para os consoles Nintendo 3DS, XBOX 360 e PS3, além dos PC's, porém a investida não foi tão elogiada quanto a da telona: a falta de cuidado nos gráficos e o caráter infantil do jogo claramente deixaram a desejar, e os preços no mercado nacional como sempre deixaram o personagem ainda mais longe de nossa realidade. Não se encontra o jogo por menos de R$149 em sites e lojas espacializadas. ao menos o game é traduzido para o português brasileiro
Embora não tenha feito sucesso na América do Norte como no resto do mundo, o filme já tem praticamente uma sequência garantida. Sucesso na Europa, onde nasceu e cresceu Tintim ainda promete muitas aventuras na tela grande.
Imperdível para fãs e para futuros fãs Tintim é muito mais do que um filme que lembra Indiana Jones; é a história daquele que ensinou à todos os aventureiros como se fazia uma aventura de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário