terça-feira, 22 de março de 2011

Sonho Perdido


Seria de se achar estranho que pessoas que estudam um longo período para se tornarem aquilo que talvez tenha sido um sonho de uma vida, abandonassem o sonho logo que o alcançassem. Porém, no Estado de São Paulo, a cada dia dois professores exoneram seus cargos, conseguidos com tanto esforço. Bom, se isso já assusta, imagina pensar que desses dois exonerados diários, a grande maioria são do grupo recém convocado através concursos e após quatro meses de cursos preparatórios? Lastimável.
Mas o que dói, não é só saber que essas pessoas não vão ter seus sonhos realizados, mas também, que o respeito com o profissional que por muito tempo, foi (até aqui mesmo no Brasil pasmem!) sinônimo de amor e respeito. Já não dá mais para perguntar onde vamos parar, e nem mesmo aonde chegamos. A situação é insustentável e daqui a pouco, apenas aqueles que forem de alguma forma inatingíveis pelo caos do sistema, estarão imunizados contra a grande propaganda de convocação que o governo nos faz para que sejamos professores.
Onde estão os professores? Fugiram ou estão fugindo. Pra onde? Isso já não importa mais. O que realmente importa é que talvez jamais possamos resgatá-los. E o pior: com seu desaparecimento não apenas uma porção de pessoas ficará sem realizar seu sonho por encontrarem classes , alunos e gestões difíceis; mas toda uma não perderá o brilho e a esperança de um dia ter seu sonho, seja ele qual for realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário