quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Por que?


Um político americano, pediu renúncia de seu cargo após uma foto sua sem camisa ter sido publicada em um site. A foto gerou polêmica não pelo simples fato de o político estar "vestido" inapropriadamente, mas pelo simples fato de que a foto foi enviada por ele mesmo a uma mulher que ele havia conhecido pela internet... É, esses dias de tecnologia e sua destruição em massa de reputações e casamentos...
Christopher Lee redigiu um pedido de desculpas á sociedade e a sua família devido à sua postura, e prometeu (e olhem só, cumpriu) renunciar ao cargo de deputado em que ocupava por Nova York. Parece ser uma das poucas manifestações de auto-punição por ato indevido, feita por um político. Que o diga Berlusconi, em que uma foto sem camisa não chgam nem perto de seus escândalos sexuais.
Por outro lado, há pouco menos de uma semana, Antonio de Sousa Ramalho, o Ramalho da Construção, eleito pelo PSDB, foi vítima de uma agressão, veja bem, por parte de policiais. Poderíamos ter até a leve impressão de que a famosa cena do filme "Tropa de Elite 2", onde o personagem de Wagner Moura espanca um político corrupto estava sendo feita na vida real. Mas a história é bem outra: Ramalho da Construção foi espancado após tentar impedir que sua esposa fosse assediada por policiais, mais precisamente investigadores que se encontravam no mesmo local: a casa noturna Villa Country, já conhecida das noites de São Paulo. A mulher que dançava na pista em companhia de uma amiga, foi abordada por um homem, e mostrou que era casada. O homem se afastou e logo Ramalho chegou, mas aí a agressão feita pelo homem e mais um, começou e só terminou depois que seguranças separaram as partes envolvidas. Ramalho ficou no chão e foi chutado várias vezes.
Como já de praxe em casos de agressão envolvendo policiais, a corregedoria foi acionada. Mas como será que irá terminar essa história?
Puxa engraçado; num país desenvolvido um homem toma parte de suas atitudes e se retira (se isso é golpe de marketing, falso moralismo, seja lá o que for não cabe discutir; pelo menos ele saiu), e aqui em nosso querido páis um futuro político que poderia (poderá) se tornar corrupto sofre antes mesmo de fazer algo de errado; não podiam ao menos ter esperado só mais uns meses (Ramalho serpa diplomada em 15 de março).... Mas é aí que está o X da questão: Por que aqueles que realmente fazem algo de errado não pagam nada?
Por que a polícia nos da quase tanto medo quanto os ladrões?
Meus Deus; simplesmente, não há palavras muito menos respostas. Só perguntas... Por que?

Um comentário: