domingo, 16 de janeiro de 2011

Saindo da Torre


Há muito tempo não se via um filme tão engraçado nas telas como o novo filme de animação da Disney "Enrolados" (Tangled). O filme não traz piadas "prontas", já clichê nesse tipo de animação. Claro, há os monetos previsíveis, mas o filme como um todo é uma obra de arte a ser observada de olhos bem abertos. Principalmente com a utilização do recurso 3D, que é utilizado com uma mastria rara na atualidade.
O filme não nos remete apenas às antigas produções do estúido, como nos faz ao mesmo tempo, sentirmos a sensação de que nada poderia ser mais moderno. As músicas são um show a parte: embora muitos reclamem da cantoria que o filme apresenta, as músicas são quase um elemento essencial no universo mágico do mundo mágico das princesas Disney. Não dá para se lembrar de um filme de uma dessas já tão famosas "divas" sem uma canção sequer.
Rapunzel, apesar de ter entrado no hall das princesas Disney, não segue o padrão muito doce. Ela é uma moça que sabe o que quer, e tem muita força de vontade. Branca de Neve pareceria um boneco de cêra perto dela. Fora a bipolaridade emocional da personagem, que pode ser vista em uma das mais engraçadas cenas do filme onde ela tem uma crise de consciência. Incrível!
Um problema apontado por muitos, e também criticado pela grande maioria, foi a dublagem da versão nacional do personagem Flyn Rider pelo apresentador Luciano Huck; porém apesar de a dublagem ficar abaixo do esperado, não prejudica o resultado final do longa de 98 minutos que de tão maravilhoso, parece passar em poucos minutos.
Como todo longa de animação que se prezeEnrolados é cheio de mensagens para levarmos para nossa vida, e com certeza, não há como, principalmente os adultos não se enxergarem no lugar dos personagens pelo menos uma vez. Já fomos Rapunzel com medo de decepcionar nossos pais, e fazendo com que isso seja o motivo maior de nunca sairmos de perto deles. Já fomos Flyn: que com o passar do tempo esquece-se de seus sonhos. Já fomos até mesmo a malvada mãe de Rapunzel que em algum moneto pensou apenas em sí mesmo... Ou quem sabe os valentões de uma taberna, que unidos fazem uma das canções mais belas do filme falando que indiferente da apar~encia e de tudo mais, todos tem seus sonhos...
Na verdade, como sempre, quem deveria assistir a esse tão lindo longa, são os pais que insistem em criar seus filhos como seres totalmente dependentes, e depois pagam sérias consequências por isso. Ou então todos nós, que um dia ou outro deixamos de lado nossos sonhos por ficar tempo demais no conforto de nossa torre.
Cenas como quando Rapunzel e Flyn se encontrarm em uma festa onde milhares de lanternas luminosas são lançadas ao céu, ficarão para a história do cinema, sem dúvida. E a nós, reles mortais, cabe apenas sonhar, e tentar ao máximo alcançar nossos objetivos...Saiamos de nossas torres. E claro, se você puder, assista a "Enrolados"! Com certeza você não irá se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário