sábado, 30 de abril de 2011

Isso é que é Patriotismo


Na edição de número 900 de suas publicações, Super Man um símbolo americano fez algo que irritou a muitos consera=vadores: recusou a cidadania americana. Seu motivo? Foi criticado após participar de uma manifestação no Irã contra Mahmoud Ahmadinejad.
Claro que como tudo nos EUA é motivo de polêmica, o herói foi criticado. Publicações e fãs conservadores logo criticaram a DC Comics por colocarem um ícone americano em uma posição tão desconfortável.
Porém a Dc não retirará as declarações feitas pelo Homem de Aço. Para a editora essa é a chance de tornar Super Man um herói global e não apenas americano, e claro, chamar mais atenção para o novo filme do herói, que tem estréia prevista para 2012.
Isso sim é que é patriotismo ( e tempo). Enquanto os americanos reclamam uma frase do superman, nos cegamos a tal ponto que não sabemos nem mais o que nossa presidenta anda falando...
Cada um tem os heróis que merecem, não é? Não é à-toa que um de nossos grandes heróis nacionais é o Vigilante Rodoviário, que defende as multas, nesse Brasil onde se paga sem nem saber o porquê.
Por outro lado, os americanos também tem algo muito em comum com nós brasileiros: se um simples personagem ou filme fala mal de seu país é motivo de protesto. Já se algo vai errado com os governantes, tudo é um pouco diferente; afinal votar em Bush duas vezes, não é pra qualquer um, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário